Edição desporto
=igualigual

A 2ª edição focou-se nas desigualdades de género no desporto. Convidamos 4 atletas que, através dos seus testemunhos, evidenciaram as barreiras que persistem no desporto e que continuam a ter consequências na sua prática.

Apesar da evolução positiva dos últimos anos, ainda se verificam estereótipos baseados nas tradicionais definições de feminilidade e masculinidade na prática desportiva.

Segue-nos

Atletas =Igualigual!

“Há sempre o preconceito, ginástica é para meninas e futebol é para meninos. Hoje em dia temos mais rapazes a praticar a modalidade {ginástica artística} e isso é muito bom."

FILIPA MARTINS, GINÁSTICA ARTÍSTICA

“Quando escolhi a modalidade boxe, eu não tinha bem a noção do preconceito que existia."

NANCY MOREIRA, PUGILISTA

“Eu gostava de ter tido, desde mais cedo, mais exemplos. Que me tivessem dito que era OK patinar, que era OK fazer patinagem artística. Só mais tarde, me apercebi que a minha escolha, não foi a mais óbvia, para o resto da sociedade."

'PEDRO WALGODE, PATINAGEM ARTÍSTICA'

"Foi aos 8 anos, comecei que comecei a jogar futebol. Joguei dos 8 aos 12 anos com rapazes, aos 13 iniciei no futebol feminino, e nunca mais parei de jogar e agora consegui chegar ao nível profissional."

SARA MONTEIRO, FUTEBOL

O evento

Estivemos na Marginal de Matosinhos para falar de Igualdade de género no desporto. O município de Matosinhos promove ativamente uma politica integrada de desenvolvimento social com vista à construção de uma comunidade mais Inclusivo e mais Igual.

O desporto não tem género.

Em Portugal, o desporto ainda não é igual para todas as pessoas. Quem recebe mais dinheiro, quem aparece na televisão e quem tem melhores condições para treinar ainda depende muito do género. Isto torna mais difícil viver do desporto para muitas pessoas.

A prática desportiva é um direito fundamental, mas a realidade mostra-nos que o género ainda limita oportunidades. Em Portugal, persistem barreiras invisíveis que afetam o acesso a modalidades, apoios financeiros e valorização profissional no desporto.